Imagem de capa do card

Ataque Cibernético - O que é? E como prevenir?

Recentemente a pauta sobre o mundo cibernético vem ganhando espaço maior especialmente depois de diversos exemplos de ações criminosas de hackers que colocam em perigo informações sigilosas de pessoas e empresas.

Como o exemplo mais recentemente a SEFAZ BAHIA que atualmente está fora do ar em função de uma tentativa de ataque cibernético. O impacto de um ataque cibernético é grande e pode trazer graves danos financeiros e de imagem, afinal a segurança da informação é um ativo extremamente valioso em tempos digitais.

Um ataque cibernético tem como objetivos principais acessar dados sigilosos que podem ser utilizados posteriormente para roubos de identidade, fraude, extorsão, golpes e outras práticas criminosas e maliciosas. Isso pode acontecer tanto com pessoas físicas quanto jurídicas.

Por isso, separamos alguns procedimentos que sua empresa pode adotar contra esse tipo de situação, são eles:

Firewall:  funciona como um filtro entre um computador e a internet. Dessa forma, serve como escudo que busca impedir que vírus e malwares acessem dispositivos.

VPN: Funcionam para que colaboradores possam trabalhar remotamente e, ainda assim, conectar-se de forma segura à rede da empresa.

Antivírus: Um bom antivírus protege computadores de spams, faz varreduras e atualizações constantes em busca de diferentes tipos de vírus.Soluções de

Cloud Computing: O backup em nuvem traz mais segurança de dados, pois permite o armazenamento de grandes volumes de informação em um ambiente externo a servidores que podem ser alvo de hackers.

Seguindo essas passos sua empresa e seus dados estão seguros!

Autor: Natália

25 de Março de 2021