Sabe quando você acessa a internet, visita diferentes sites e percebe que os anúncios são os mesmos? E quando você pesquisa um produto no e-commerce e, após isso, recebe uma chuva de ofertas sobre ele a cada nova página aberta? E o seu aplicativo para ver filmes e séries, que sugere títulos recomendados para você?
Tudo isso é possível graças ao big data, que entre outras ações, identifica as suas preferências. É semelhante ao que pode favorecer a sua empresa, ainda que seja um negócio de pequeno porte.
Alguns exemplos de Big Data
Uma companhia norte-americana de serviços de cartão de crédito utiliza o Big Data para gerar informações sobre os cancelamentos dos clientes. O objetivo é identificar as principais causas e encontrar maneiras de reduzir esses índices.
A tecnologia é capaz de coletar dados pessoais dos clientes, como nome, idade e gênero, e fazer uma conexão deles com o perfil de compra, as preferências e a frequência das visitas.
A Netflix é um exemplo com base nos filmes e nas séries vistas por ele e na sua avaliação, a plataforma faz novas indicações de conteúdos similares, assim facilitando a vida do consumidor.
Um hotel pode ampliar ou reduzir o seu número de reservas de acordo com a previsão do tempo, as condições do trânsito e outros fatores que influenciam o turismo. O Red Roof Inn conseguiu utilizar os dados do Big Data a seu favor dessa forma ela realiza anúncios em plataformas mobile para atrair os viajantes e facilitar a reserva de um hotel mais próximo.
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Autor: Natália
17 de Junho de 2020