Imagem de capa do card

Nota fiscal de remessa

O que é:

Nota Fiscal de Remessa destina-se a operações em que não haja compra.Para exemplificar, são os casos de transporte de mercadorias de uma matriz para uma filial, onde não há compra mas o envio de produtos para uso ou empréstimo.
Um exemplo disso é quando um produto está indo da fábrica para a loja (portanto, ainda não aconteceu nenhuma operação comercial), é obrigatório que ele esteja acompanhado de uma nota fiscal de remessa.

Para que serve a nota fiscal de remessa

A nota fiscal de remessa é um documento simplificado para o controle da movimentação dos produtos, permitindo comprovar a origem da mercadoria em caso de fiscalizações.
Mesmo sendo um transporte de produto que ainda não foi comercializado, a falta da nota fiscal acompanhando o produto deixa a empresa vulnerável ao recebimento de multa.
Por isso, é essencial que sua empresa fique atenta a todas as movimentações de mercadorias, registrando corretamente as saídas e as entradas de produtos para simples remessa.
Como é um documento emitido e utilizado para o transporte, existem dois momentos em que a nota fiscal de remessa poderá ser exigida:

Saída


Toda vez que um produto sair da sua empresa, indústria ou loja, deverá ser emitida uma nota fiscal de remessa para permitir o transporte.
Isso serve, também, para equipamentos ou matéria-prima.

Entrada


Um dos exemplos em que você precisa de uma nota fiscal de remessa é no caso de envio de produtos para teste.
Digamos que você envia um produto para um cliente experimentar e, caso não goste, ele devolve para sua empresa. Porém, se o cliente for uma pessoa física, ele não poderá emitir uma nota de transporte, então é você quem deve emitir.

Situações que utilizamos nota de remessa

Envio de produtos para amostra grátis
Envio de brindes
Envio de produtos para doações
Envio ou recebimento de produtos para conserto
Envio de produtos para uso consignado
Envio de produtos para teste
Envio de produtos para demonstração
Utilização de um depósito ou armazém terceiro
Envio de produtos de uma filial para outra
Envio de produtos para utilização em feiras ou exposições


Dúvidas sobre nota de remessa? Deixe um comentário!

Autor: Natália

26 de Fevereiro de 2020