Imagem de capa do card

Controle de Caixa: como utilizar?

Registro de entradas e saídas da empresa é uma ferramenta fundamental para você basear as suas decisões, saiba como utilizá-la em 4 passos.



1. Fluxo de resultados

Saber como a sua empresa funciona financeiramente, Compreender quais são exatamente as suas fontes de receita e como os custos e as despesas impactam no dia a dia é o primeiro passo para um gerenciamento bem sucedido. 

Para isso seria interessante ter um plano de contas, pois com ele é  permitido avaliar cada etapa da empresa, permitindo que o gestor saiba quanto gasta com produtos,  com serviços e quais são os tributo que devem ser recolhidos.

2. Margem de Contribuição

A margem de contribuição é o valor que sobra para a empresa após o pagamento das despesas e dos investimentos. De nada adianta aumentar o faturamento se, para isso, o “preço” a se pagar é um aumento significativo nos custos a ponto de tornar a operação inviável.

 

3. Ponto de equilíbrio

É a identificação do valor mínimo que a  empresa precisa faturar todos os meses para pagar todas as dívidas mensais. A partir do ponto de equilíbrio, o que vem a seguir é o lucro.

Sem conhecer esse índice muitas vezes as empresas operam “no vermelho”, tomando empréstimos ou fazendo aquisições com as quais não conseguem arcar. Para fugir dos prejuízos, é preciso montar uma operação com a qual seja possível arcar todos os meses com o valor mínimo necessário.

4. Geração de caixa

Diferentemente do que se imagina, na maioria das vezes as empresas não decretam falência pela falta de lucratividade, mas sim pela falta de receitas. Por isso, é importante estar sempre atento a como é feita a geração de caixa, ou seja, quais elementos geram receitas para sua empresa.

É justamente aí que entra em cena o controle de caixa. Quando a sua empresa obtém receita a partir de poucos clientes, a saída ou a inadimplência de um deles pode representar um desfalque significativo nos negócios. Por isso, o ideal é diversificar as fontes de receita.

Chegamos ao fim do artigo, onde abordamos os 4 passos para a utilização do fluxo de caixa na sua empresa. Esperamos ter ajudado dúvidas ou sugestões? Só deixar um comentário.  

 

Autor: Natália

9 de Dezembro de 2019